28.5.07

DENÚNCIA DE ESGOTO NAS ÁGUAS DA REPRESA QUE ABASTECE A CIDADE DE COSMÓPOLIS VIRA INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO
















Como todos podem ver, a ONG "AQUÁRIUS" recebeu abaixo-assinado da população que mora no bairro das Laranjeiras e adjacências pedindo para que esta Organização Não Governamental tomasse de imediato providências com relação ao fato da Prefeitura Municipal de Cosmópolis estar jogando ESGOTO "in natura" diretamente no RIO PIRAPITINGUI, expondo a população da cidade inteira e de outras cidades em grave risco de saúde e ainda sem contar o cheiro horrível e insuportável de esgoto que incomoda ininterruptamente toda a população desses bairros. O agravante é que o Rio Pirapitingui forma a REPRESA onde está a CAPTAÇÃO DE ÁGUA da cidade que são captadas e enviadas para utilização e consumo humano na cidade de Cosmópolis e logo em seguida essas mesmas águas são utilizadas pela USINA ESTHER. Com base nesta solicitação popular a ONG "AQUÁRIUS" protocolizou no Ministério Público um pedido de providências pedindo ainda a responsabilização criminal tanto do Prefeito José Pivatto quanto de todos os vereadores da Câmara Municipal. É inadmissível esses vereadores que são pagos pela população e bem pagos R$ 3.000,00 + R$ 1.000,00 para assessores, ficarem omissos e não tomarem nenhuma providência mais rigorosa com o desleixo no campo ambiental de responsabilidade do Executivo. Os vereadores tem dever constitucional de fiscalizar o executivo e se não fazem, responderão judicialmente por isto. Vejam que a situação é grave. O prefeito José Pivatto em suas respostas evasivas diz que a bomba de recalque não deixa o esgoto ir para o Pirapitingui e que ele joga tudo no Baguá. (Santa Providência). Mas a população, o abaixo-assinado, as testemunhas oculares e as fotos não nos deixam mentir. E mais, as análises feita na estação de captação de água são análises ultrapassadas e não dão garantia à população para que a mesma não fique preocupada. Saiba que quando você for tomar banho, cozinhar ou até mesmo beber desta água poderá estar pondo sua saúde e sua vida em alto risco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, a represa está recebendo ESGOTO também??? A gente fica preocupado pois li nos jornais que de fato o pivatto não trata os esgotos e joga tudo no rio, agora no Pirapitingui isto é por demais de preocupante.

SAMANTHA - CENTRO - COSMOPOLIS

Anônimo disse...

Migueis, tenho um amigo q trabvalhou na estação de traamento de agua e lá ele disse que é assim. Qdo vao adicionar por exemplo cloro na água, abre se uma torneira, o operador olha no relógio e espera tantos minutos e fecha-se a torneira do cloro. Agora, e se este funcionario estiver com sono ou com ressaca?? . Vc nao acha q este sistema de tratamento da agua deveria ser automatizado? Já as analises. Que analises? Conhece aquele ditado; soh para ingles ver. Conhece?
Carla. - Cidade alta.

Anônimo disse...

É ISTO AI MIGUEIS METE PROCESSO NESTE PREFEITO Q NAO RESPEITA O MEIO AMBIENTE E JOGA BOSTA NOS RIOS.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07