4.1.09

SÓ EM 2011. GOVERNO INCOMPETENTE SE FAZ ASSIM.


Convênio firmado entre prefeitura e Refinaria de Paulínia vai garantir verba para construir estação
Claudete Campos - Região
Arquivo/TodoDia Imagem

Rio Jaguari será beneficiado. Um dos últimos atos do então prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PT), antes de encerrar seu mandato, foi a assinatura de convênio com a Refinaria de Paulínia para construção da primeira ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no município. O investimento de R$ 13,5 milhões vai beneficiar 65 mil moradores, pois a obra tratará 100% do esgoto doméstico produzido na cidade, quando for concluída em 2011. Atualmente a cidade conta com 57,9 mil habitantes, segundo projeção para 2008 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando estiver pronta, a estação terá reflexos positivos sobre os rios Jaguari, pois este recebe toda a carga orgânica gerada no município, Atibaia e Piracicaba. Este último é o manancial de abastecimento de Americana.
Fazia dois anos que a cidade aguardava o envio da verba, como forma de compensação ambiental pela ampliação da planta da Replan, em Paulínia. A assinatura do convênio contou com as presenças do gerente geral da Replan, Daniel Teixeira Machado; do gerente setorial de segurança, meio ambiente e saúde em exercício da refinaria, José Marcos de Oliveira, de Pivatto, além do atual prefeito, Antônio Fernandes Neto (PT).
Em nota, a companhia informa que a iniciativa reforça o compromisso da Petrobras em contribuir para o desenvolvimento das comunidades no entorno das unidades de forma sustentável e de acordo com políticas sócio-ambientais. Ainda resultará na recuperação dos mananciais da região e do Ribeirão Três Barras. A garantia sobre a liberação dos recursos foi obtida por Pivatto durante audiência sobre ampliação da planta da Replan, em Paulínia, em 2006. A área foi desapropriada pela prefeitura para executar a estação.
O presidente do Grupo Ecológico Aquarius, Antonio José Miguéis, considerou muito bom o envio da verba para construção da ETE e a iniciativa da Petrobras em tentar reduzir os impactos ambientais e sociais geradas pela ampliação da unidade. Cosmópolis é impactada porque tem custo de vida menor do que Paulínia. Com isso, os operários das obras se fixam na cidade, o que gera aumento da demanda por moradias e equipamentos públicos nas áreas de saúde e educação.
O Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí já havia enviado verbas para Cosmópolis construir uma estação de esgoto, mas as obras foram abandonadas, segundo Miguéis. Por isso, a entidade denunciou a possível negligência e os danos ambientais, que resultaram numa ação civil pública. Segundo Miguéis, o Ministério Público propôs um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com Pivatto, para fixar prazos de início e conclusão das obras, mas o prefeito alegou que aguardava a liberação dos recursos da Petrobras para executar o serviço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oras bolas, se a verba foi enviada, mas as obras foram abandonadas, onde foi parar a tal verba? Será que foi pra Barão ou em outro lugar ou estava no cofre magico que faz desaparecer verba da prefeitura?

Anônimo disse...

a cidade de boa esperança vai muito bem

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07