GMs brincam com armas em vídeo
Imagens na internet mostram agentes manuseando espingarda e revólver de maneira perigosa enquanto dançam e cantam
Da Agência Anhangüera
Imagens na internet mostram agentes manuseando espingarda e revólver de maneira perigosa enquanto dançam e cantam
Da Agência Anhangüera
Quatro agentes da Guarda Municipal de Cosmópolis aparecem fardados em um vídeo divulgado no YouTube brincando com armas, durante o turno de trabalho. Nas imagens, gravadas por um deles, os GMs manuseiam de forma perigosa uma espingarda calibre 12 e um revólver; dançam e fazem comentários de cunho racista e ironizam o próprio trabalho. No vídeo de menos de 30 segundos, eles aparecem numa suposta ronda em uma estrada rural. Ninguém da Prefeitura foi encontrado ontem para comentar o assunto, mas o Executivo divulgou uma nota oficial em um jornal local em que condena o comportamento dos servidores e determina o afastamento dos quatro, até que sejam apuradas as responsabilidades. O vídeo começa com um deles apresentando os colegas. Identifica o primeiro como sendo Vilalba Santana. O “apresentador”, que não se identifica pelo nome em nenhum momento, chama um segundo colega de Silva e brinca com a cor da pele de um terceiro. “Esse aqui é o pretinho, picolé de asfalto”, que ri e parece não se importar com o comentário. Em seguida, ele próprio explica o que estão fazendo ali. “Isso aqui é um patrulhamento rural”, diz ele. Todos eles riem do comentário. O “apresentador”, em seguida, chama a atenção para si. Mostra a espingarda. Aponta a arma para os lados e para baixo, e canta e dança. Primeiro, cantarola a tradicional trilha sonora do Programa do Silvio Santos. Neste ponto, ela dá as costas para a câmera e rebola. Em seguida, faz a chamada dança do siri, do programa Pânico na TV — a quem chama de dança-padrão. Ele não parece se incomodar com o risco de disparo da arma, acomodada ao lado do corpo. Silva entra em cena e exibe um revólver cujo tambor está aberto. “Eu só tinha uma munição e ela ficou. Ela (a bala) não saiu”, dizia ele, como se tivesse tentado a atirar. “Ainda bem que ela (a bala) não saiu”, respondeu um dos guardas. Nota Oficial: Na nota oficial da Prefeitura, a Administração informou que ao tomar conhecimento do vídeo veiculado na internet determinou o afastamento dos quatro guardas por 45 dias e instaurou uma comissão especial para apurar o caso. “A Prefeitura Municipal de Cosmópolis lamenta os fatos ocorridos e destaca que está tomando todas as providências que o caso requer. Salienta ainda que a Guarda Municipal de Cosmópolis sempre foi motivo de respeito e orgulho da Administração Municipal e da população cosmopolense pelos inúmeros serviços prestados à comunidade, e que fatos como o ocorrido não representam a conduta da corporação”, informa um trecho do comunicado.
3 comentários:
Quero deixar claro para a população cosmopolense que não é fácil ser Guarda Municipal em Cosmópolis, pois eles trabalham sem armamento adequado, sem coletes a prova de balas pois não existe número suficiente para todos (o que na minha opinião é um absurdo), eles trabalham sobre pressão dos Comandantes o Sr. Carlos Cavagnini, o Tenente Xavier, o Inspetor Reginaldo e o Inspetor Vigilante Abranches, vocês sabiam que existe perseguição por parte destes que se dizem "comando da GM" em relação aos Guardas, eles são com certeza o pior comando de todos os tempos da GM, falo isso porque sou esposa de um GM daqui de nossa cidade e sei o estou falando porque sofro junto com meu marido essas perseguições (eles tem a capacidade de colocar GM´s idosos nas viaturas e os novos em postos fixos, como: Prefeitura, Guaritas, Rodoviária e outros), agora pergunto a população por que manter um comando desses que só traz descontentamento para os Guardas Municipais e para a população?
Será que o Excelentíssimo Prefeito Sr. José Pivatto não vê o que esta acontecendo bem de baixo dos seus olhos?
Será que é vantagem para a população ter GM´s insatisfeitos, o que gera pouca produtividade nas ocorrências?
Este vídeo mostra o total despreparo deste comando do Sr. Cavagnini e isso, infelizmente, é transmitido para os seus subordinados.
Vocês não sabem mas a prefeitura nunca fez um investimento se quer em curso preparatório para os GM´s, alguns poucos que fizeram um curso em Campinas não foi com recurso da prefeitura, mas sim por seu próprio esforço, eles foram atras de um curso que conseguiram gratuitamente (o que a prefeitura deveria ter feito e não fez).
Este foi um desabafo de uma mulher, cidadã e esposa de um GM que esta cansada do descaso da prefeitura com os Guardas Municipais que querem trabalhar corretamente, mas não tem as ferramentas adequadas e nem o apoio do comando que deveria lutar pela qualidade de vida dos GM´s.
Tem gente boa nessa corporação. Mais o comando. ÓÓÓÓÓÓ
EU CONCORDO COM O COMENTÁRIO DESSA ESPOSA DE GM.NÃO SÃO SÓ OS GMS QUE ESTÃO ABANDONADOS NESSA ADMINISTRAÇÃO,SÃO TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.NÃO TEM CURSOS,NÃO TEM AUMENTO DE SALÁRIO,NÃO TEM CONDIÇÕES DE TRABALHO,NÃO TEMOS AJUDA QUANDO FICAMOS DOENTES.HÁ TANTAS COISAS ERRADAS COM ESSA ADMINISTRAÇÃO.MAS PARECE QUE O POVO É A FAVOR DO CÂNCER E CONTRA A FIAT!!!
SOU SOLIDÁRIA COM A GM,E TENHO CERTEZA QUE JÁ NOS PRESTOU INÚMEROS SERVIÇOS RELEVANTES,SÓ TENHO QUE AGRADECER E COMO FUNCIONÁRIA PÚBLICA DAR O MEU APOIO.SE ALGUÉM FÔR PUNIDO QUE PUNAM TODOS.PRIMEIRO OS "CHEFES",DEPOIS OS FUNCIONÁRIOS.SÓ ASSIM NÃO COMETERÃO INJUSTIÇAS.SE O PROBLEMA EM COSMÓPOLIS E NO BRASIL FOSSE SÓ ESSE SERIA MARAVILHOSO. É SEMPRE ASSIM A CORDA SÓ ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO. QUER DIZER FRACO DE GRANA, DE POSIÇÃO PORQUE ESPIRUTUALMENTE SOMOS SUPERIORES, INATINGÍVEIS.PODEM ACREDITAR!!!
LINA MARIA CHAVES FRANZIN
Postar um comentário