12.7.11

Quinze cidades estão em estado de atenção na RMC



Alerta é da Defesa Civil do Estado; umidade está igual ou abaixo de 30%
Quinze municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão em nível de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar. O alerta foi dado anteontem pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, quando o índice das cidades mudou de observação para atenção - o que ocorre sempre que as taxas de umidade ficam iguais ou abaixo de 30%.

O alerta faz parte da Operação do Plano de Contingência para Estiagem da região, que teve início no dia 1º deste mês e consiste em observar e monitorar a situação da umidade do ar nos municípios da RMC para orientar a população. Baixa umidade do ar pode provocar problemas respiratórios e queimadas, já que o tempo fica mais seco.

CIDADES

Os municípios que estão em estado de atenção são Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia, Santo Antônio de Posse e Sumaré (todas com 28%), além de Indaiatuba e Monte Mor, com 27% de umidade relativa do ar, e Pedreira e Vinhedo, ambas com 24%. Valinhos está com 30% de umidade relativa do ar. Nova Odessa, com 30%, já estava em estado de atenção desde segunda-feira passada.

Quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 30%, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), é melhor evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e também jardins. Também é recomendável, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

MARINA ARANHA - REGIÃO - Fonte: Jornal Todo Dia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07