Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), no que diz respeito a NBR 9050, detalhe muito importante e muitas vezes esquecido, é que garantido o espaço para trânsito das cadeiras de rodas é necessário também que seja reservado a elas o devido conforto, segurança e boa visibilidade para estarem integrados ao meio de maneira que possam permanecer próximos a seus acompanhantes sem obstruir e impedir a passagem de outras pessoas, ficando assim confortavelmente instalados.
Ainda segundo a ABNT, os bebedouros também devem estar de acordo com as necessidades dos deficientes, e é necessário que os mesmos instalados em escolas atendam as exigências mínimas, de maneira que possam permitir a aproximação de cadeiras de rodas e serem acessíveis. As bacias das bicas devem estar a uma altura de 80 cm, os dispositivos de acionamento devem ser eletrônicos ou de manuseio manual porem com alavancas para facilitar a utilização, o uso de barras de apoio é facultativo, uma vez que evita que haja apoio sobre o bebedouro que pode se tornar perigoso.
O ideal é que banheiros sejam amplos e possam ser adequados ao uso, tendo assim uma boa circulação que irá facilitar o manuseio das cadeiras. Além de cadeiras, este espaço é fundamental para o acesso de outra pessoa ao mesmo tempo quando necessário, de modo que mesmo em situações que não tenham risco, como ajudar a criança a escovar os dentes, por exemplo, ou ainda ajuda-la a tomar banho, o espaço seja suficiente.
Junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, devem ser colocadas barras de segurança horizontais para apoio e transferência fixadas a 30 cm do assento da bacia com comprimento em torno de 90 cm. No caso de caixa acoplada a bacia sanitária, somente a barra lateral é suficiente, uma vez que a caixa dificulta o acesso a barra do fundo. A altura ideal para o lavatório é de 80 cm em relação ao piso, as tubulações devem ser recuadas para que evitem que as pessoas encostem os joelhos ou ainda possam se queimar no tubo de água quente, o comando da torneira deve ser automático ou caso não seja possível ele deve ser de alavanca para o manuseio manual ser facilitado.
As tomadas e interruptores devem estar a uma altura de 1,10 m e 1,20 m a partir do piso e serem posicionadas fora das áreas molhadas e com aterramento para evitar curtos circuitos.
Espelhos devem ter inclinação de 10 graus para que mesmo a pessoa sentada possa se ver refletido com mais conforto.
Todas essas normas e recomendação não são seguidas pelo Secretário de Saúde, como podemos comprovar nas imagens feitas na entrada do banheiro no Centro de Especialidades do Jardim de Fáveri. Será que alguma coisa vai mudar? é esperar pra ver
Ednaldo Luiz Lima
Jornalista/RMC/Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário