Sistema, piloto na RMC e em fase de teste, permite informações imediatas sobre pessoas abordadas
Com o minilaptop instalado no carro e conectado à internet, os guardas têm acesso à Rede Infoseg, que fornece dados sobre antecedentes criminais, situação do veículo e pendências do averiguado com a Receita Federal. Tudo aparece na tela do computador após os guardas digitarem o número do CPF ou do RG. “A grande vantagem é que temos acesso a informações nacionais e não só do Estado, como ocorre com a Polícia Civil, por exemplo”, diz o comandante Marcelo Luis Purcello.
Para conseguir as informações, a Guarda Municipal firmou convênio com o Ministério da Justiça. A maior dificuldade das outras cidades que também pleiteiam o serviço é atestar que a GM está 100% regularizada. Valinhos é outra cidade da RMC a contar com o sistema. O município, contudo, não tem netbooks instalados nas viaturas e uma central passa as informações para os guardas.
A GM de Santo Antônio de Posse tem saído na frente das outras cidades da região. No ano passado, foi a 3º do País a conseguir que todos os 26 guardas andassem armados em território nacional, com homologação da Polícia Federal (PF). Antes, só Osasco e São Paulo tinham o direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário