11.7.09

NETBOOK EM VIATURA DÁ AGILIDADE À GM DE POSSE.


Sistema, piloto na RMC e em fase de teste, permite informações imediatas sobre pessoas abordadas

Simples e barato. A Guarda Municipal (GM) de Santo Antônio de Posse conta agora com um netbook instalado dentro da viatura que possibilita, em um simples clicar, que os guardas obtenham diversas informações sobre pessoas abordadas. O projeto piloto na Região Metropolitana de Campinas (RMC) é testado há um mês em um veículo e os outros quatro da frota também serão equipados com o sistema no mês que vem. O investimento foi de apenas R$ 2 mil em cada carro.

Com o minilaptop instalado no carro e conectado à internet, os guardas têm acesso à Rede Infoseg, que fornece dados sobre antecedentes criminais, situação do veículo e pendências do averiguado com a Receita Federal. Tudo aparece na tela do computador após os guardas digitarem o número do CPF ou do RG. “A grande vantagem é que temos acesso a informações nacionais e não só do Estado, como ocorre com a Polícia Civil, por exemplo”, diz o comandante Marcelo Luis Purcello.

Para conseguir as informações, a Guarda Municipal firmou convênio com o Ministério da Justiça. A maior dificuldade das outras cidades que também pleiteiam o serviço é atestar que a GM está 100% regularizada. Valinhos é outra cidade da RMC a contar com o sistema. O município, contudo, não tem netbooks instalados nas viaturas e uma central passa as informações para os guardas.

A GM de Santo Antônio de Posse tem saído na frente das outras cidades da região. No ano passado, foi a 3º do País a conseguir que todos os 26 guardas andassem armados em território nacional, com homologação da Polícia Federal (PF). Antes, só Osasco e São Paulo tinham o direito. (Da Agência Anhanguera)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07