A rede de TV francesa France 2 divulgou em reportagem nesta quinta-feira (4) o relatório do sistema Acars (sigla em inglês para Sistema de Comunicação e Reporte) do Airbus 330-200 da Air France que caiu sobre o Oceano Atlântico na noite do domingo (31). O relatório compila os avisos que são enviados automaticamente a partir da aeronave para a base da Air France, que monitora remotamente toda a sua frota.
As mensagens do Acars, denominadas em francês "liste des événements Acars" (lista dos eventos Acars), devem ser lidas de baixo para cima. A hora aparece sob a forma de quatro algarismos, no fuso horário de Greenwich, na Inglaterra – ou seja, onde está escrito "0210" deve-se entender 2h10 da manhã em Greenwich, ou 23h10 da noite no Brasil. A primeira mensagem relevante aparece justamente nesse horário: AUTO FLT AP OFF. Ela indica que o piloto automático parou de funcionar, por defeito ou decisão do comandante. O sistema registra apenas os acontecimentos, sem explicar a causa. Ainda às 0210 (23h10), aparecem as mensagens FLAG ON CAPT PFD e FLAG ON F/O PFD. Elas significam que tanto o piloto (o capitão) quanto o co-piloto perderam algumas informações no painel de instrumentos. Às 0212 (23h12), uma nova mensagem indica que os sistemas IR1 e IR3 deixaram de funcionar. Segundo o especialista francês, trata-se das centrais inerciais, que ajudam o piloto a saber se o avião está subindo e descendo quando não é possível ver isso pelo pára-brisa. Por fim, às 0214 (23h14), a última mensagem enviada pelo avião indica novos problemas técnicos.
As mensagens do Acars, denominadas em francês "liste des événements Acars" (lista dos eventos Acars), devem ser lidas de baixo para cima. A hora aparece sob a forma de quatro algarismos, no fuso horário de Greenwich, na Inglaterra – ou seja, onde está escrito "0210" deve-se entender 2h10 da manhã em Greenwich, ou 23h10 da noite no Brasil. A primeira mensagem relevante aparece justamente nesse horário: AUTO FLT AP OFF. Ela indica que o piloto automático parou de funcionar, por defeito ou decisão do comandante. O sistema registra apenas os acontecimentos, sem explicar a causa. Ainda às 0210 (23h10), aparecem as mensagens FLAG ON CAPT PFD e FLAG ON F/O PFD. Elas significam que tanto o piloto (o capitão) quanto o co-piloto perderam algumas informações no painel de instrumentos. Às 0212 (23h12), uma nova mensagem indica que os sistemas IR1 e IR3 deixaram de funcionar. Segundo o especialista francês, trata-se das centrais inerciais, que ajudam o piloto a saber se o avião está subindo e descendo quando não é possível ver isso pelo pára-brisa. Por fim, às 0214 (23h14), a última mensagem enviada pelo avião indica novos problemas técnicos.
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