19.3.08

DESVIOS DE CONDUTA. DENUNCIE PARA A CORREGEDORIA DA POLÍCIA CIVIL.


DESVIOS DE CONDUTA
Corregedoria investiga 442 policiais civis
Corregedor afirma que 50% são casos simples, mas há até situações de corrupção
Beatriz Costa - Região
Arquivo/TodoDia Imagem
Para Daher, apesar do número alto, região ainda é tranqüila. A Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil trabalha em 442 procedimentos que apuram desvio de conduta de policiais civis dos 52 municípios abrangidos pelo Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior). É o segundo maior número de procedimentos na polícia do Estado. O Deinter-9 é responsável por nove municípios da Região.
O número é considerado alto pelo delegado e corregedor da Polícia Civil, Roberto José Daher. Desse total, as seccionais de Americana, Limeira e Piracicaba são as que mais apresentam procedimentos, entre eles inquéritos policiais, apurações preliminares, sindicâncias administrativas e procedimentos administrativos contra policiais.
Este índice é o segundo maior da Polícia Civil do Estado e fica atrás apenas do registrado na Grande São Paulo. Para Daher, apesar do segundo lugar no ranking estadual, a gravidade dos fatos em apuração não é das mais preocupantes. “O número de procedimentos é relativamente grande, mas em termos de gravidade dos fatos, acho que ainda é uma região relativamente tranqüila”, avaliou.
Segundo estimativas do delegado, cerca de metade destes procedimentos está ligada a casos criminais e a outra metade, a questões administrativas. Entre os desvios de conduta dos policiais elencados nos procedimentos há desde faltas simples, como ausências e desrespeito aos colegas no ambiente de trabalho até situações mais graves, como abuso de autoridade e envolvimento em corrupção.
Daher destacou, no entanto, que independente da gravidade da situação, toda reclamação é investigada. “Como chega muita informação para mim, evito de deixar de ser plenamente apurado”, afirmou. Este cuidado faz com que o número de casos seja grande e nem sempre é possível concluir a investigação dentro do prazo. “Cada caso é um caso. Tem caso simples que consegue terminar em prazo estabelecido por lei e em outros a gente pede prorrogação”, explicou.
A Corregedoria Auxiliar foi implantada em Piracicaba em agosto de 2006, com a instalação do Deinter-9, e reúne procedimentos encaminhados pelas equipes corregedoras das seis delegacias seccionais do departamento: Americana, Casa Branca, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista. Em cada seccional há uma equipe responsável por apurar a conduta dos policiais em sua área de atuação. Após resultado, estes dados são encaminhados para a Corregedoria Auxiliar, que supervisiona e emite parecer final sobre os casos.
Na região, o Deinter-9 é responsável por Americana, Sumaré, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Monte Mor.
FONTE: JORNAL TODO DIA.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vixi tudo isso de processos? Meu Deus a coisa tá feia mesmo.

Anônimo disse...

Será que chegará o dia em que nem na policia poderemos confiar???

Anônimo disse...

haja desvios.

Anônimo disse...

Migueis essa policia civil de cosmopolis nao faz nada, nao podemos nem confiar mais nesses policiais, coisa ta feia

Anônimo disse...

é o atendimento desse pessoal nao é dos melhores não. essa é a mais pura verdade. Mais a corregedoria existe pra isso ai. falow daher.

Anônimo disse...

A rose tem que ser mais educada com os cidadãos. fala isso ai miguéis pro daher.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07