17.4.11

VIOLÊNCIA CRESCE EM NÍVEIS ASSUSTADORES EM COSMÓPOLIS E SE CONTINUAR, LADRÕES TERÃO DE USAR CRACHÁ PARA NÃO ROUBAREM UNS AOS OUTROS

De acordo com a estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública referente ao primeiro trimestre de 2011, Cosmópolis figura com dados alarmantes no aumento da criminalidade em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

FURTO 2010 – 160 2011 – 162 Aumento de 1,2%,

ROUBO 2010 – 91 2011 – 110 Aumento de 20,8%,

FURTO DE VEICULOS 2010 – 28 2011 – 31 Aumento de 10,7%,

ROUBO DE VEICULOS 2010 – 14 2011 – 20 Aumento de 42,8%

Em Cosmópolis, temos esse costume de banalizar os nossos problemas, talvez para sofrermos menos. Os jornais, a TV e o Rádio local não noticiam a miséria, os mortos pela fome, os mendigos morrendo congelados durante o inverno, pessoas que perambulam pelas madrugadas como espíritos muitas vezes sem residência fixa vitimas das drogas, a violência urbana, do descaso dos detentores do poder, as crianças envolvidas com drogas prematuramente, fumando crack, cheirando cola, a falta de médicos e o mau atendimento no hospital Ineficienete Santa Gertrudes, também nos postos de Saúde, com falta de médicos que, muitas vezes não cumprem suas cargas horárias, falta de remédios, a contaminação generalizada, os crimes ambientais praticados em série, desvio de dinheiro público, obras maus feitas etc.

Será que tudo isso acabou ou já se banalizou e ninguém se interessa mais por esses problemas? Infelizmente nada disso acabou e foi preciso a novela tocar no assunto da violência para ela entrar em pauta há pouco tempo. Quando estamos numa roda de bate papo não escolhemos o assunto livremente, pois se falamos sobre as notícias dos jornais, estamos falando sobre as notícias que o jornal quis passar, quando falamos sobre os problemas do cotidiano também estamos nos baseando no que a mídia em geral está retratando naquele momento. Ou seja, somos livres para pensar o que quisermos, porém dentro do que eles querem que pensamos.

A maioria da população está condenada a ser manipulada, conduzida e moldada ao sabor dos que detêm os poderes e manipulam os meios de comunicação. Ter consciência da manipulação é um primeiro passo para superar esta situação, é necessária muita leitura de livros sobre o poder de manipulação da mídia para sabermos quando estamos sendo manipulados, também devemos selecionar o que assistir, podemos recorrer à imprensa alternativa como Blogs, a TV Cultura, sites do Observatório da Imprensa e do Comunique-se, entre outros. Recorrendo à imprensa alternativa para se informar, somente assim podemos ver os dois lados da moeda e escolher em quem acreditar.

Essas são algumas medidas que podemos tomar, porém a manipulação não vai deixar de existir enquanto os veículos de comunicação estiverem nas mãos mercadores do interesse pessoal, ou politico sendo custeado pelo interesse do voto, de políticos e empresários inescrupulosos preocupados única e exclusivamente com os seus bolsos. Mas de onde vem tanta violência mesmo?

Ednaldo Luiz Lima - Jornalista

2 comentários:

Anônimo disse...

alemão cosmópolis só será avançada e desenvolvida no dia que tiver tv, radio e jornal de verdade, por que por enquanto tudo não passa de projetos, intenções, desejos e mera expectativa, com exceção é claro do blog da ong que é o único que se salva por dizer sempre a verdade e do jornalista que você é que mostra aos cosmopolenses a verdade nua e crua. é isso ai!

Anônimo disse...

Alemão, Miguel

Eu penso exatamente como vocês
Graças a Deus tem gente ainda que pensa e se espressa assim
Parabéns e continue assim sem deixar se manipular por covardes e pela covardia do dinheiro

A Plens - Sitio Coqueiro

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07