6.2.14

ÀS ESCURAS. COSMÓPOLIS SOFRE APAGÃO DE PELO MENOS 4 HORAS

Falta de energia atingiu toda a cidade e foi causada por problema uma subestação que abastece o município
 
Os moradores de Cosmópolis ficaram às escuras desde às 19h desta quarta-feira (5) até, pelo menos, às 23h. A cidade de quase 59 mil habitantes ficou totalmente sem energia após um problema na subestação que gera energia para a cidade. O jantar na casa de Marluci Freire, de 46 anos, moradora do bairro cidade alta, precisou ser a luz de velas. "Aqui na minha casa começou umas 19h e até agora não voltou", disse. A queda de energia também atingiu o Hospital Santa Gertrudes. O problema só não foi maior porque a unidade conta com geradores.

O jornalista João Alberto Kantovitz também relatou a escuridão no bairro Bela Vista. "Comecei a ligar para um monte de conhecidos de bairros diferentes e me falaram que estava havendo apagão . Depois de tentar contato por diversas vezes no serviço de atendimento ao consumidor da CPFL Paulista, mas sem sucesso, ele decidiu ir buscar informação sobre o apagão com a Polícia Militar. "Liguei na Polícia e me informaram que houve danos no transformador central da subestação que gera energia para Cosmópolis e tiveram que efetuar a troca" .
Parcial
 
Às 22h15 a força começou a voltar em alguns bairros, mas ainda assim as ruas continuaram sem a iluminação pública. "Não é a primeira vez que tenho dificuldade para conseguir contato com o atendimento ao consumidor. Isso gera inquietação na gente e uma ansiedade muito grande, porque não conseguimos contato na hora que mais precisamos. O sistema de comunicação da empresa com o consumidor precisa melhorar", reclamou Kantovitz. Ele também relatou falta de água na cidade. "Só está chegando água da caixa", afirmou.

A assessoria de imprensa da CPFL foi procurada, mas não houve retorno. Os atendentes da empresas confirmaram o apagão na cidade inteira por um problema na subestação, que teria ficado inativa. A equipe técnica da CPFL foi enviada ao local para reestabelecer a energia, mas não havia previsão de retorno por completo. Eles informaram apenas que a energia seria reestabelecida aos poucos.
 
Apagão

Na última terça-feira, foi registrado um apagão em 11 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, que afetou cinco cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Quedas de energia ocorreram em Americana, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna e Pedreira. Uma das regiões mais afetadas de Campinas foi o Campo Grande. Alguns moradores relataram que a falta de energia durou mais de três horas.

Na ocasião, a CPFL Energia informou que o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) desligou 705 Megawatts de carga, o que corresponde a 8,5% da demanda média das sete distribuidoras do Grupo. O Erac é um sistema de proteção que determina cortes de carga seletiva às concessionárias de energia elétrica, em momentos em que há redução de geração no Sistema Interligado. Este sistema de proteção é necessário para preservação do restante do Sistema Elétrico Nacional.
 
Fonte: RAC

 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07