3.10.12

ENTREVISTAS COM CANDIDATOS DE COSMÓPOLIS

Dr. Antonio (PMDB)
 
Dr. Antonio, Pivatto e Wellington Giannini respondem ao TodoDia sobre propostas para governar a cidade
O TodoDia traz hoje as respostas dos três candidatos de Cosmópolis. Ao lado, as perguntas enviadas aos candidatos por e-mail. As respostas foram recebidas pela redação da mesma forma. Os candidatos foram informados ainda sobre o espaço que dispunham para responder (igual para todos). Caso o candidato não use todo o espaço disponível, haverá um branco ao final de suas respostas. Os textos que vierem além do espaço serão cortados.
PERGUNTAS
1 - Como tornar mais transparente o processo de prestação de contas da prefeitura?
2 - No ano passado, sete membros do PCC foram presos em uma megaoperação do Gaeco na cidade. O grupo tinha um campo de treinamento e chegou a fazer ameaças ao secretário de Segurança. Quais suas propostas para reduzir a criminalidade no município?
3 - Com quantos comissionados pretende governar?
4 - Qual sua posição sobre a possível cobrança de pedágio urbano por meio do sistema Ponto a Ponto?
5 - Quais medidas vai adotar para que não haja deficit de vagas na rede infantil de ensino?
6 - Quais serão os serviços relacionados à população de rua? Pretende adotar quais medidas em relação aos usuários de drogas concentrados nas vias públicas?
7 - Um problema atual nas prefeituras da região é a contratação de médicos na rede pública, por conta da concorrência com a rede privada. Pretende dar incentivos para atrair mais e melhores profissionais (aumento de salários, benefícios, condições de trabalho, etc)?
8 - Como evitar problemas com enchentes no município?
9 - Como aumentar a arrecadação da prefeitura?
10 - Qual o maior problema da cidade hoje, e como solucioná-lo?
Dr. Antonio
(PMDB)
1 - Através do Portal da Transparência, já em andamento em nossa administração, e também com a realização de reuniões e audiências públicas para discutir com a população e seus representantes os planos de ações e metas de cada setor.
2 - Continuar investindo na Guarda Municipal, por meio de cursos e treinamentos, capacitação e equipamentos. Continuaremos investindo no monitoramento, intensificando a parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. E iluminação pública nas praças, ruas, parques e avenidas, com telefone gratuito para denunciar os criminosos à Guarda Municipal.
3 - Quando as pessoas ingressam num cargo comissionado, já têm esse entendimento da temporariedade. É para montar equipe de governo. Estamos investindo em informatização e modernização da gestão pública, para atender melhor a população. O objetivo é preencher todos os cargos com concursados, exceto a equipe de governo.
4 - Somos favoráveis e já estamos conversando com a Artesp para implantação do sistema na rodovia que liga Engenheiro Coelho a Campinas, e também estamos pleiteando que os trabalhadores de Cosmópolis tenham passe livre quando se deslocarem da cidade até Paulínia.
5 - Já construímos duas creches (Roseli e Helena Nalin) e também alugamos prédios particulares. Com isso, atendemos 80% da demanda municipal. Estamos construindo mais uma creche (Honorina) e temos outra em licitação. O plano nacional prevê atendimento para 50% da demanda até 2020, e nós já conseguimos atender 80% da mesma. Com essas creches, queremos zerar o deficit o mais rápido possível.
6 - É um problema regional. O SUS (Sistema Único de Saúde) preconiza o acolhimento à população sem olhar a classe, religião, etnia. É assim que vamos tratar. Mas de nada adianta Cosmópolis acolher sozinha. É um esforço que tem que ser conjunto. Aí que tem que funcionar as redes de cidades, sem ninguém empurrar o problema um para o outro. Mas as pessoas não podem viver sem amparo, jogadas pelas ruas. Isso aqui não ocorre. Aqui implantamos o Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), o programa Anjos da Rua e outros programas de amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade.
7 - Talvez o maior incentivo de trabalhar no Sistema Único de Saúde seja justamente a qualidade e o leque de possibilidades para os profissionais no campo de trabalho. Aqui, eles têm condições dignas de trabalho, capacitação e atualização permanente e, no nosso caso, eles têm os benefícios que se estendem a todos os funcionários públicos.
8 - Devido ao nosso relevo, são recentes os problemas relacionados com as enchentes. Casos isolados têm sido trabalhados com drenagem e saneamento.
9 - É um esforço permanente e eu tenho a receita para fazer isso. A gente dá estrutura para a cidade usando bem os recursos públicos, investe na qualificação da mão de obra e oferece incentivos aos setores produtivos que deixam nossa economia aquecida e trazem mais arrecadação para ser investida em obras e serviços públicos, como saúde e educação.
10 - Tratamento de esgoto. Para solucionar, estamos investindo R$ 4,5 milhões no emissário que já está em construção, e R$ 13,5 milhões na estação de tratamento de esgoto, uma obra com início nos próximos dias.
José Pivatto
(PT)
1 - Além de utilizar os meios eletrônicos, como o site da prefeitura, o Portal do Cidadão do TCE, os jornais locais e boletins informativos, promoveremos campanhas divulgando as formas existentes para acompanhamento e fiscalização dos atos administrativos.
2 - Realmente nunca tivemos tanta violência em nosso município. Assaltos, furtos, arrombamento de caixas eletrônicos, homicídios e outros delitos passaram ser comuns em nossa cidade. Por isso, no nosso futuro governo vamos investir em instalação de câmeras nas vias de acesso ao município e em pontos estratégicos no Centro e bairros, com monitoramento 24 horas por dia. Criação do projeto Comunidade Vigilante, com a participação efetiva da comunidade através do disque-denúncia. Ampliação e capacitação do efetivo da Guarda Municipal. Promoção de medidas preventivas de combate ao uso de drogas. Maior integração com a Polícia Civil e Militar.
3 - Lamentavelmente, a atual administração de Cosmópolis aumentou de forma exagerada os cargos comissionados. Deixou de contratar por concurso e priorizou a contratação de cargos comissionados. Inclusive contratou sem necessidade comissionados de outros municípios. Por isso, em nosso futuro governo vamos reduzir drasticamente a contratação de cargos comissionados, priorizando a contratação de servidores concursados.
4 - Sou radicalmente contra a instalação de pedágios urbanos e a cobrança de tarifas abusivas promovidas pelo governo do Estado na SP-332 e nas demais cidades da região e do Estado.
5 - Hoje temos em Cosmópolis quase 400 crianças sem vagas nas creches. Por isso faremos investimentos para garantir vagas para todas as crianças no ensino infantil e vamos zerar o déficit de vagas nas creches municipais. Também vamos implantar o turno de 12 horas nas creches, com funcionamento das 6h às 18h.
6 - Vamos ter uma atenção especial com os moradores de rua, em especial com os usuários de drogas. Vamos instalar o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), buscar recursos em outras esferas de governo para o tratamento de dependentes químicos e envolver toda comunidade numa grande campanha de prevenção ao uso de drogas.
7 - Sim. Daremos os incentivos e os benefícios necessários para que os profissionais da área da saúde trabalhem em Cosmópolis. Desta forma garantiremos os profissionais necessários para um bom atendimento, especialmente na área de pediatria, tão necessária para o atendimento na rede municipal e hospital local.
8 - Investiremos em obras de desassoreamento de canais e em obras de contenção e prevenção nas margens do córrego.
9 - Vamos investir na implantação de um parque industrial para incentivar a instalação de grandes empreendimentos no município, aumentando assim a arrecadação, sem penalizar os contribuintes.
10 - Vamos exigir da Petrobras a priorização dos trabalhadores de Cosmópolis na contratação na área da refinaria. Adquirir uma área de 200.000m2 para a instalação de grandes indústrias em Cosmópolis. Vamos colocar toda infraestrutura na área que adquirimos em 2008 e que foi abandonada pela atual administração, e entregá-la para 15 pequenas e médias empresas e gerar lá mais de 2 mil novos empregos. Vamos criar o programa Primeiro Emprego para atender os jovens com idade acima de 16 anos.
Wellington Giannini (PSol)
1 - Através do portal transparência, site da prefeitura e fixação em prédios conforme dita a lei.
2 - Trabalhando em conjunto com os órgãos legais e constitucionais de segurança pública para que a cidade tenha uma ótima qualidade de vida, e buscando a preservação das vidas e do patrimônio, sem limpezas sociais que hoje estão sendo feitas no município com nove mortes violentas em 12 meses, várias agressões e abusos de alguns guardas.
3 - São aproximadamente 17 ou 18 secretarias, então seria, no máximo 40 comissionados, e o restante cargo de carreira, para incentivar o funcionalismo público a buscar um plano de carreira digno e coerente.
4 - É inconcebível, o povo já paga IPVA e outros impostos para manutenção das vias públicas. Quem ganha com isso é somente as concessionárias que fazem doações aos candidatos de mega-campanhas. Eu não recebo doações e não sou obrigado a aceitar isso no município.
5 - Aumentando as vagas, mas não colocando mais alunos no mesmo espaço físico. Tem que ter vagas e de qualidade.
6 - A cidade não possui albergue. Na gestão do atual prefeito junto ao partido do outro candidato (sempre andaram juntos) os dois despejaram famílias do Laranjeiras e Parque Ester, colocando mais famílias na rua, isso não pode acontecer. Eles acabam empurrando as pessoas para o sofrimento e o sofrimento leva às drogas, sendo um problema de saúde mental, falta de justiça social e educação para prevenção.
7 - Os médicos que temos querem ser políticos. Aí que não vai ter ninguém mesmo. A cidade precisa formar pessoas que têm vinculo com a cidade, temos que investir no nosso povo, para termos médicos residentes em nossa cidade. Fica difícil trazer gente de fora. O custo fica mais alto e a concorrência desleal com outras cidades da região que arrecadam mais e oferecem salários bem maiores. É um trabalho a longo prazo.
8 - Fazendo um trabalho que para os outros candidatos que já estiveram no poder não ganha voto. Galerias pluviais, simples, eles nunca fizeram, pois fica embaixo da terra e o povo não vê, mas quem faz campanha de conscientização não quer fazer marketing de obras, mas sim obras que beneficiam a todos, independentemente se são eleitoreiras.
9 - Fazendo o que ninguém quer fazer, desapegar da Petrobras e formar uma cadeia produtiva interna e criativa, relacionada a desenvolvimento cientifico e prestação de serviços, para que o ISSQN fique no município. Para isso precisa investir em um mercado produtivo, criativo e interno e na capacitação das pessoas.
10 - O maior problema na cidade é a autoestima do povo, que precisa descobrir que temos capacidade de crescer. Nos últimos quatro anos, a arrecadação não cresceu nem o índice oficial da inflação. Como fazer um investimento de peso no funcionalismo e na cidade se não conseguimos crescer nem em nossas receitas? Ninguém vive assim parado no tempo, assim vamos ficar para trás, sendo o lanterninha na nossa região e cada vez mais dependentes das outras cidades. Como aumentar a autoestima? Através da mudança no governo e mais educação! Mas, se no dia 7 de outubro o povo persistir no erro e manter o que esta ou voltar para trás, aí o maior problema será ficar esperando mais quatro anos para ver se muda.
Fonte: JORNAL TODO DIA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07