O atual prefeito de Cosmópolis, Antonio Fernandes Neto, o Dr. Antonio (PMDB), brigará pela reeleição com um ex-aliado e um candidato estreante. Um deles, José Pivatto (PT), é um antigo companheiro de partido e um dos apoios durante sua campanha eleitoral de 2008. Wellington Giannini (PSol) compõe o trio que briga pela prefeitura do município.
Pivatto e Dr. Fernando eram do mesmo partido, o PT. Inclusive, administraram Cosmópolis como prefeito e vice, respectivamente, no último mandato de Pivatto (2005 a 2008). Como não poderia concorrer a um terceiro mandato, o petista apoiou o médico durante sua campanha eleitoral do pleito passado.
ROMPIMENTO
Porém, a separação política se deu quando Pivatto anunciou, no ano passado, sua pré-candidatura a prefeito por indicação de lideranças do partido. Uma semana depois, Dr. Antonio anunciou sua desfiliação do PT e filiação ao PMDB.
Quando tornou-se pré-candidato, Pivatto afirmou haver “divergências de Antonio em relação ao PT”, mas não detalhou quais seriam.
O rompimento político foi além da mudança de partido. No mês passado, a coligação “Cosmópolis Ainda Melhor”, do Dr. Antonio, entrou com uma ação por improbidade administrativa para tentar enquadrar Pivatto na Lei da Ficha Limpa, questionando contas públicas durante sua administração. Na época, o petista classificou a estratégia como “desesperada”.
MÉDICOS
Em 2008, o pleito foi disputado por outros dois médicos. Além do Dr. Antonio, concorreram os doutores Paulo Masatoshi Kuroda (PRP) e Maurício Aparecido Gonçalves (PMDB). O atual prefeito foi eleito com 15.642 votos, o que representa 52,2% do total, 10,6 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, Maurício.
Dr. Antonio foi secretário de Saúde, vice-prefeito e, em 2000, vereador. Seu vice é Vicente Aparecido Galatti (PDT). Pivatto foi prefeito de Cosmópolis em três mandatos (1989 a 1992, 2001 a 2004 e 2005 a 2008). A disputa deste ano é feita ao lado do vereador Renato Trevenzolli (PTB). Wellington Giannini é engenheiro e disputa sua primeira eleição, junto a Arnaldo Brito.
Fonte: Jornal Todo Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário