9.5.11

COSMÓPOLIS: CONSTRUÇÕES IRREGULARES DIFICULTAM ACESSO E CIRCULAÇÃO DE MORADORES


Algumas situações beiram o absurdo, como a varanda construída sobre a calçada
02/05/2011 - 12:41

Construções em desacordo com as leis municipais transformam ruas de Cosmópolis em locais complicados para morar ou mesmo para trafegar na cidade. A falta de planejamento urbano, mostrada há um ano pela reportagem da EPTV, mostrou vias que são interrompidas por casas no meio do caminho, ruas que terminam em um ponto e recomeçam do outro lado e calçadas que não seguem um padrão, como a Rua Luiz Manoel de Queiroz, onde havia vários números repetidos. Um ano depois e nada mudou.

Algumas situações beiram o absurdo, como a varanda construída sobre a calçada por uma moradora que cria codornas, lava roupas e cultiva uma horta, do outro lado da rua, junto ao muro do vizinho.

De acordo com a Prefeitura de Cosmópolis, 25% das casas foram regularizadas, mas na prática não houve alteração nos imóveis. A cidade tem, inclusive, uma lei municipal que permite que o dono pague uma multa e tenha a construção aprovada pela prefeitura, mesmo que esteja fora dos padrões.

O secretário de Planejamento Urbano de Cosmópolis, Laerte Hernandes Vasconcelos Júnior, explica que é apenas uma regularização formal e que, a esta altura, não tem como demolir as casas, mas que o benefício não vale para alterações na calçada. O secretário explica que a prefeitura está negociando, que neste caso terão que entrar na Justiça.

Em relação à numeração repetida, Vasconcelos diz que, para mudar os números, é necessário alterar as escrituras dos imóveis, um processo demorado e caro que teria que ser pago pelos próprios proprietários.

Fonte: EPTV - Campinas

3 comentários:

Anônimo disse...

esse secretário laerte é o mais incompetente de todos. justiça e mídia nele

Anônimo disse...

Nossa q absurdo essa situação. E a moradora ainda diz com todas as letras q o nao vai desmanchar. Desprovisão de intelecto e coletividade. Se tiver um cadeirante ou uma mae empurando seu carrinho de bebe tem q ir pra rua? Q absurso!!!!
Por isso q essa cidade nao vai pra frente. Isso é um curral, no sentido de atrasado e precário. Vergonha q eu tenho de ser cosmopolense.

Anônimo disse...

cidade largada e autoridades sem autoridade, é assim mesmo.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07